Relato do meu segundo parto (sem epidural)


8 de Janeiro de 2017,  Inglaterra, 40+3 de gravidez. 
Tudo pronto para o receber. A ansiedade era muita, a esta altura ele poderia vir a qualquer momento.
Exatamente á 00:15 começaram as contrações, vieram de dois em dois minutos e com quase um minuto de duração. Sem aviso prévio e sem nenhum indício de que iria nascer naquele dia, tudo começou de repente..
Eu apenas me deitei, fechei os olhos e lá vieram elas, quase sem me darem tempo para respirar. Fiquei tão nervosa, tremia por todo lado.
Vesti-me, desci as escadas para ligar para a maternidade a avisar o que estava a acontecer e o que deveria fazer. Sentei-me no sofá á espera que atendessem e a bolsa d'agua rebentou, exatamente ás 00:25. Foi quando me apercebi que ele iria chegar e já não faltava muito. Só me lembro de dizer "Vá, agora temos mesmo de ir". Entramos no carro e seguimos caminho, as contracções estavam cada vez mais fortes. Eu estava muito ansiosa para o conhecer, mas também com muito medo, mas afinal eu já sabia para o que ia, era o meu segundo parto.
Acho que era 00:45, mais coisa menos coisa, quando chegamos ao hospital. Subi para a maternidade, entreguei os meus documentos na rescepção e aguardei que uma enfermeira me pudesse examinar. As dores eram tantas que parecia que o tempo não passava, já não havia quase tempo entre as contrações, talvez 40 segundos, no máximo, e eu andava feita maluca e um lado para o outro.
Finalmente veio a enfermeira para me examinar, deviam ser 1:00 da manhã e eu já estava com 5 cm de dilatação.
Levaram-me para uma sala de partos gigante, super completa, pesaram-me e eu deitei-me na cama mas não conseguia arranjar nenhuma posição confortável mas também não tinha forças para estar de pé. Nesta altura já só conseguia pensar na epidural, pedi por ela várias vezes, mas a única coisa que me deram foi um gás que supostamente ajudaria, mas o efeito para mim foi zero.
Oferecerm café á minha mãe e ao meu marido,  eu sinceramente já não estava em mim.
Por volta das 2:00h deixou de existir tempo algum entre as contrações, era uma seguida da outra, ficava sem ar em algumas delas, confesso que achei que ia morrer de tanta dor.
Comecei a sentir uma vontade enorme de fazer força, mas achei estranho, porque há menos de uma hora atrás eu tinha apenas 5 cm de dilatação, não era suposto já querer fazer força. Avisei a minha mãe, para que ela pudesse dizer á enfermeira, eu quase não conseguia falar. Tinha vontade de gritar. A única coisa que ela me disse foi: "Faz o que o teu corpo pedir".
Assim o fiz.
Ás 2:51 da manhã, apenas duas horas e meia depois da primeira contração, o Santiago veio ao Mundo, com 4.240 kg e 55 cm. Lindo, perfeito e grandinho, finalmente tinha nascido o homem da minha vida. O meu marido cortou o cordão umbilical. 



A placenta demorou um pouco a sair, confesso que fiquei um  um bocado preocupada, mas acabou por correr tudo bem e graças a Deus, nem pontos levei. Foi tudo perfeito. Todos os profissionais foram excepcionais, não tenho qualquer razão de queixa, tiveram todos imensa paciência comigo, só tenho a agradecer.
A primeira coisa que fiz foi pô-lo no peito e ele começou a mamar logo á primeira, aconteceu tudo de forma natural, foi mágico. A enfermeira vestiu-o e ele adormeceu. O meu marido ajudou-me a tomar banho, troquei de roupa e deitei-me na cama a tentar assimilar tudo o que tinha acontecido, a olhar para ele, a tentar entender que tudo aquilo era real, depois de tanto tempo á espera ele estava ali comigo, finalmente. Foi tudo tão rápido...
Depois de todos os procedimentos, ás 8:00 da manhã fomos para casa, sim, apenas cinco horas depois dele ter nascido, afinal ele tinha de conhecer a mana mais velha que já estava á nossa espera. Mas sobre isso já tenho aqui um post no blog, vale a pena ler.
E foi assim, um dos dias mais importantes da minha vida, desnecessário será dizer que nunca esquecerei cada pormenor, é a melhor sensação do MUNDO!
(também tenho um post aqui no blog sobre as principais diferenças entre um parto em Inglaterra e Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário