A privação de sono na maternidade

A privação de sono é talvez uma das partes mais complicadas da maternidade. Começa logo que o bebé nasce, eles precisam de mamar e mudar a fralda várias vezes durante o dia e á noite não é exepção. Há mães que têm mais facilidade em lidar com o cansaço, mas para outras pode ser bastante complicado. É apenas uma fase e por isso mesmo, acaba por passar.
Com os meus filhos eu tive duas experiências bastante diferentes. A Yara começou a dormir a noite inteira a partir dos dois meses, foi uma maravilha. Já com o Santiago foi bastante diferente, até hoje, já com onze meses ele nunca dormiu uma noite inteira.
Claro que a fase de privação de sono mais complicada é nas primeiras semanas de vida do bebé, mas depois disso vão continuar a haver momentos na vida de mãe em que isso vai continuar a acontecer, como quando estão a nascer os dentinhos, quando estão doentes ou quando têm algum medo. Por isso é importante aprender a lidar com o cansaço e as poucas horas de descanço. Aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

Dormir cada vez que o bebé dorme: parece que é uma dica básica, mas não deixa de ser bastante importante, todos os minutos de sono passam a ser preciosos para manter a sanidade. Eu, por exemplo, odeio dormir durante o dia, parece que estou a desperdiçar o meu tempo, tenho tanta coisa para fazer, mas depois quando chega á noite arrependo-me porque nunca durmo o suficiente. 

Aceitar a ajuda das visitas : quando o bebé é recém-nascido achamos que só nós sabemos cuidar dele direito, que somo insubstituíveis o tempo todo. Mas quando alguém se oferece para cuidar dele, nem que seja por uns minutos, é bom aceitar. Para tomar um banho mais descansada ou para recuperar algumas horinhas de sono, nem que seja até o bebé chorar para mamar.

Ter o bebé por perto nas madrugadas: eu sei que há mães que desde que os bebés nascem querem que eles durmam no quartinho deles, mas nas primeiras semanas talvez seja melhor ele dormir num berço mais pequeno, ou até na alcofa do lado da nossa cama. Assim quando ele acordar durante a madrugada, fazemos tudo o que temos de fazer em menos tempo, além de que a preocupação de não ouvir o bebé obviamente diminui. Ele pode perfeitamente aproveitar o quartinho durante o dia e nós acabamos por ter mais uns preciosos minutinhos de sono.

Ajudar o bebé a destinguir o dia da noite: os bebés não sabem destinguir o dia da noite e o que acontece muitas vezes é que acabam por dormir demais durante o dia e á noite ficam bem mais dispertos. Há alguns truques para os ajudar a fazer essa destinção, como por exemplo: nunca deixar a casa totalmente silênciosa durante o dia, ou seja, mesmo que ele esteja a dormir é bom que hajam barulhos e conforme vai chegando a noite é bom que haja mais silêncio. Assim como a luz. Abrir as janelas e deixar entrar a luz durante o dia, mesmo que o bebé esteja a dormir. Assim que ele começar a perceber estas diferenças vai estar muito mais disperto durante o dia e o sono dele vai tornar-se muito melhor á noite e consequentemente o nosso também.

Como todas as fases da vida esta também passa. E eu espero que a do Santiago não demore muito mais, porque às vezes é complicado ter tanta coisa para fazer e ao mesmo tempo ter tão pouca energia, só agradeço por não ter de trabalhar fora, se não ia ser muito mais complicado. Mas nada que um sorriso maroto logo pela manhã não resolva. Afinal nunca ninguém disse que ser mãe seria fácil.

Sem comentários:

Enviar um comentário