Update: desenvolvimento do Santiago (10 meses)

(Dia em que nasceu)

(10 dias de vida)

(1 mês)

(2 meses)

(3 meses)

(4 meses)

(5 meses)

(6 mesess)

(7 meses)

(8 meses)

(9 meses)

(10 meses)

Não consigo acreditar que já passaram dez meses que o nosso príncipe veio ao Mundo, passa a correr e se acham que com o primeiro passa rápido com o segundo quase nem damos conta, afinal temos menos tempo para aproveitar e o dobro das coisas para fazer, agora são dois.
Foram dez meses fantásticos, desde o início que o Santi mostra ter uma personalidade bem diferente da irmã quando era pequenina, talvez por ser o segundo, ele é mais calmo, mais independente, para ele está sempre tudo bem, adormece super bem e está sempre pronto para comer, é uma maravilha de menino, como se costuma dizer: não dá luta nenhuma. Também tem os momentos de frustração dele, o que é completamente normal. 
O desenvolvimento dele sempre foi bastante rápido, deu o primeiro sorriso voluntário com apenas três semanas, a primeira gargalhada com menos de três meses, com três meses também já levantava a cabeça quando estava deitado para se sentar e os os primeiros dentes vieram aos cinco meses. Ri-se para toda a gente e até agora ainda não teve qualquer tipo de ansiedade de separação, fica bem com toda a gente mesmo que não tenha tido muito contacto. 
Agora com dez meses, já gatinha á velocidade da luz, fica em pé horas agarrado agarrado aos armários, diz mamã e papá, dança, imita algumas coisas que nós dizemos, bate muitas palminhas e já tem seis dentes, quatro em cima e dois em baixo.
Esta fase é uma delicia  ele está  mais independente, super comunicativo e todos os dias aprende uma coisa nova. No que diz respeito á alimentação ele continua a mamar bastante  no peito, principalmente á noite, a comida eu continuo a fazer comida diferente da nossa para ele, por causa das quantidades de condimentos e sal, mas ás vezes ele pede para comer da nossa. Já não come comida triturada ou amassada, como já tem seis dentinhos consegue mastigar a comida perfeitamente e já não se engasga. (Tenho aqui no blog vários posts sobre introdução alimentar e alimentação de bebé, basta ver no separador em cima que diz ( •á mesa•) )
Ainda não dorme a noite toda, aliás, acorda várias vezes para mamar e quando tem dentes a sair ainda é pior, mas nem tudo pode ser perfeito, acho que até já me habituei a dormir pouco ou quase nada.
Daqui menos de dois meses já faz um ano, quem diria, parece que ainda ontem o tive nos meus braços pela primeira vez, só me resta aproveitar muito esta fase.

Sem comentários:

Enviar um comentário