Quando eles estão de férias

Quando eles estão de férias tudo muda. Fico mais preguiçosa, parece que fico em modo de férias também, sei lá. Não tenho vontade de fazer nada. Mas claramente não passa de uma vontade porque ninguém faz por mim o que eu tenho de fazer. A casa não se arruma sozinha, a comida não aparece prontae já para não falar que a roupa é sempre a dobrar nestes dias. 

Não vou dizer que não gosto de os ter por casa. A Yara e o pai. Mas fico com o dobro das coisas para fazer. Além de ter de fazer tudo o que normalmente faço, manter rotina Santiago e da casa, tenho uma menina de cinco anos para entreter. Esse tem sido o desafio. Ela normalmente passa seis horas na escola, a gastar energia, a brincar com outros meninos e a aprender. Nas férias é diferente, principalmente agora que ainda é inverno, passamos mais tempo dentro de casa visto que lá fora é impossível fazer o que quer que seja.
Confesso que nem sempre é fácil porque o meu tempo não pode ser 100% dela. 

Tento sempre encontrar coisas que a deixem entretida por um bom tempo mas também gosto de ter um tempinho só com ela. O que temos feito nesse tempinho só das duas são livros de atividades para a idade dela porque é uma coisa que  eu sei que ela gosta e ao mesmo tempo está a aprender, acaba por ser um 3 em 1. O resto do tempo tento arranjar coisas para fazer com ela fora de casa, para gastar toda a energia. Vamos a parques interiores, á biblioteca e se está sol damos um passeio lá fora. 

O segredo é saber como matê-la ocupada para que ela não fique aborrecida e para eu conseguir fazer tudo o que é suposto. Outra maneira é envolvê-la nas tarefas comigo, por exemplo se tenho de apanhar e dobrar a roupa ela ajuda-me a arrumar as molas, enquanto cozinho ela põe a mesa, são coisas simples mas que os fazem sentir úteis e aos mesmo tempo distraídos e nós, mães, agradecemos. 




Sem comentários:

Enviar um comentário